9 de novembro de 2009

.:: Neuropatia Auditiva: O quê é? ::.


Histórico

Há algum tempo estudos questionam o fato da perda auditiva (sensorial) ser puramente por problemas cocleares, no entanto, alguns autores (entre o século XIX e o XX) já relatavam casos clínicos em que diagnosticou-se doenças externas aos órgãos sensoriais e que alguns dos sintomas era a perda auditiva.

O que nos possibilitou melhor diferenciação de casos de neuropatia foi o avanço da eletrofisiologia do nervo auditivo e a grande descoberta de Kemp em 1978, as EMISSÕES OTOACÚSTICAS.

Neuropatia Auditiva

De acordo com Spinelli (2001) neuropatia Auditiva é quando ocorre um acometimento exclusivo do nervo auditivo – a nível anatômico – gerando uma perda que parece uma falta de sincronia na condução nervosa provavelmente gerado por uma alteração na mielinização fibras nervosas.

O local da alteração ainda não é sabido, no entanto, sabe-se que pode ocorrer desde as células ciliadas internas até o nervo do 8º par craniano ou em associação de estruturas.

Audiometria

O resultado da audiometria tonal apresenta rebaixamento auditivo bilateral podendo ser simétrica ou não. Não existe prevalência do grau, podendo variar de leve a profunda (classificação de Davis & Silverman).

Um fato interessante, é que a discriminação vocal pode estar muitas vezes desproporcionalmente mais baixa ao comparar com a curva audiométrica.

Conclusão

Ao suspeitar de um caso de neuropatia auditiva, faça uma bateria de exames audiológicos completa para o fechamento do diagnóstico audiológico.


Siga-nos
Twitter: OuvirNET
Orkut: Blog Ouvir


Matéria solicitada no Twitter por @valeriafono

Autor: Fgo. Elio Longhi / CRFa 6496-ES
Blog Ouvir
Fonte: Artigo de Neuropatia Auditiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.