11 de novembro de 2009

.:: Handicap e Incapacidade Auditiva gerados pela Perda Auditiva Ocupacional ::.


Temos um silencioso, porém grave problema social relacionado à Perda Auditiva Ocupacional que são Handicap e Incapacidade Auditiva que acomete diversos trabalhadores no Brasil e no mundo.

De acordo com a Ordem de Serviço 608 do INSS o trabalhador esta sujeito a alterações auditivas que interferem em sua qualidade de vida, e chamam de: Incapacidade Auditiva e Handicap.

- Incapacidade Auditiva
A incapacidade auditiva reflete diretamente na capacidade do individuo na percepção e interpretação dos sons da fala em ambiente ruidoso, televisão, rádio, cinema, dentre outros.

- Handicap
Handicap conhecido também por Desvantagem esta relacionada com as conseqüências extra-auditivas do individuo que influencia componentes psicossociais e ambientais tais como: estresse, ansiedade, isolamento e auto-imagem pobre. Estes fatores influenciam na relação familiar e profissional uma vez que o individuo tende a isolar-se.

Esta passagem nos põe a pensar. Todos nós somos iguais, feitos de “açúcar, gordura e um punhado de proteínas”, portanto, o trabalhador/operário de uma fábrica merece cuidado especial para não sofrer o que discutimos acima. Isso transcende a questão legal da proteção auditiva e torna-se uma questão social e humanitária de não fazer mal ao próximo, especialmente, porque muitas vezes estes trabalhadores não tiveram a oportunidade de possuir um grau de instrução elevado, cabendo nós da área de saúde e segurança proporcionar uma boa qualidade de vida no trabalho!


Tape as orelhas por um minuto que sentirás como é possuir uma desvantagem auditiva!

Siga-nos
Twitter: OuvirNET
Orkut: Blog Ouvir





Autor: Fgo. Elio Longhi / CRFa 6496-ES
Blog Ouvir
Fonte: OS 608 INSS


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.