17 de novembro de 2009

.:: Programa de Conservação Auditiva – PCA ::.

Reflexões sobre o Programa de Conservação Auditiva.

PCA na visão do Blog Ouvir:

“PCA é processo dinâmico, composto por um conjunto de ações planejadas, executado de forma coordenada entre diversos departamentos da empresa, envolvendo a participação principalmente dos trabalhadores, com oportunidade de melhorias constante, sua missão é prevenir e/ou estabilizar perdas auditivas ocupacionais".

Esta nossa visão é baseada através de estudos da legislação brasileira, logo, PCA não é apenas fazer audiometrias, nem gerenciamento audiológico, PCA é um complexo programa de saúde e segurança de execução continuada e vastas oportunidades de melhorias.

Se fossemos lista todos os objetivos do PCA não caberiam nesta matéria, no entanto selecionamos os principais:
  • Melhorar a qualidade de vida do trabalhador,
  • Adequar aos moldes da legislação brasileira,
  • Moldar a empresa na tétrade de sistemas de gestão e responsabilidade social:

         - ISO 9001:1994: Sistema de Gestão de Qualidade,
         - ISO 14001:1996: Sistema de Gestão de Meio Ambiente,
         - OHSAS 18001:1999: Sistema de Gestão em Saúde de Segurança,
         - SA 8000: Norma Internacional de avaliação da Responsabilidade Social,
  • Diagnosticar com antecedência casos de problemas auditivos: ocupacionais, não ocupacionais e adquiridos no trabalho,
  • Redução de custos com reclamatórias trabalhistas,
  • Redução dos custos com tributos,
  • Diminuição e/ou neutralização do agente de riscos para perda auditiva ocupacional.

Um PCA é composto pelas seguintes etapas:

1 – Gestão de Diagnósticos Audiológicos

2 – Gestão de medidas de intervenção individuais

3 – Gestão das medidas de intervenções coletivas

4 – Análise técnica do processo industrial e das condições ambientais de trabalho

5 – Gestão de Equipamentos de Proteção Auditiva

6 - Gestão de Tributos Trabalhistas e Previdenciários

7 - Gestão da disseminação de Conhecimento

8 - Auditoria do processo do PCA

Para o controle de ruído e perdas auditivas numa empresa o PCMSO é uma parte muito importante, porem, não a única. Veja como seria a distribuição do risco e da doença: 



Portanto, cuide da audição dos funcionários da sua empresa! Discuta com seu técnico de segurança, com seu engenheiro de segurança, com seu médico do trabalho por um ambiente de trabalho melhor!




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Autor: Fgo. Elio Longhi / CRFa 6496-ES
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