13 de novembro de 2009

.:: Materiais Acústicos ::.



“Uma árvore que cai produz ruído, se não há ninguém por perto para ouvi-lo?” George Berkeley, século XVIII

Materiais acústicos

Quando se trata de materiais acústicos é muito importante distinguir o objetivo que se quer alcançar com determinada solução acústica, pois daí variam-se os materiais a serem utilizados, pois todo material é acústico, no entanto, uns possuem maior coeficiente de atenuação do que outros.

Isolamento acústico

Quando pensamos em isolamento como solução acústica, devemos então pensar em massa. O som se forma quando temos diferença de pressão em um meio provocado por uma fonte geradora. Este som pode facilmente trocar de meio de propagação (difração).

Então nosso objetivo é barrar a propagação destas ondas no meio em que foram geradas para que não transpassem para outros locais e contaminem com ruído, logo então devemos pensar em materiais densos.

A nível microscópico, quanto mais próximas as moléculas dos materiais mais difícil é para um onda sonora atravessá-lo e se por ventura ocorra, esta onda perderá consideravelmente pressão sonora.

Muitas vezes o local isolado, aumenta consideravelmente o nível de reverberação pelo motivo da onda não conseguir ultrapassar o material e refletir.

Por tanto, quando queremos isolar uma fonte geradora, devemos usar os materiais mais densos. Exemplos de materiais: ferro, placas de chumbo, madeira e concreto e analisar se haverá trabalhadores dentro de locais isolados ou não.

Absorção acústica

Nosso objetivo com a absorção acústica é “frear” as ondas sonoras, para que o som não reverbere em estruturas do local onde se encontra a fonte geradora, e isso só é possível com materiais porosos e leves.

Dificultando ao máximo a reverberação conseguimos um ambiente com maior conforto acústico e clareza de informações (quando, por exemplo, num call center).

Alguns exemplos destes materiais são: lã de vidro, espuma, caixa de ovo e lã de rocha basáltica).

Geralmente o fato de isolar acusticamente um local, também depende de um tratamento para absorção acústica e vice-versa.


Siga-nos

Twitter: OuvirNET

Orkut: Blog Ouvir





Autor: Fgo. Elio Longhi / CRFa 6496-ES
Blog Ouvir
Fontes Mistas



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.