28 de outubro de 2009

.:: Barulho, Trânsito e Perda Auditiva ::.

A reportagem mensurou o ruído no transito de São Paulo, no entanto, todas as cidades correm este risco!

A reportagem do site G1 da globo, esteve com a fonoaudióloga Dra. Ieda Russo, nos principais ponto de São Paulo para mensuração de nível de pressão sonora pelo transito de São Paulo.

Em pontos como o cruzamento da Avenida Paulista com a Brigadeiro, o ruído chegou a 97 dB(A) com a passagem de uma moto. O maior pico detectado foi dentro do Túnel Anhangabaú com pico máximo de 105 dB(A).

De acordo com a NR 15 do Ministério do Trabalho e Emprego, trabalhadores podem ficar expostos, sem as devidas proteções auditiva, a níveis de pressão sonora de até 85 dB(A) e para ruídos de 105 dB(A) (como no túnel de São Paulo) o tempo máximo de exposição é de 30 minutos.

Imaginemos agora que ficamos parado num transito cerca de 3 horas a diferentes níveis de pressão sonora, 97 db(A) por 63 minutos , 105 db(A) por 72 minutos e a 90 db(A) por 45 minutos; no final destas três horas de engarrafamento teremos uma dose de 97 dB(A) – calculo realizado através de metodologia ocupacional – sendo que, para não haver risco de perda auditiva, o máximo de exposição deveria ser por 1 hora e 45 minutos. ESTAMOS NO RISCO!!!

Imaginemos agora, quem trabalha por 8 horas nas ruas, como por exemplo, agentes de trânsito e motorista de ônibus...

O ruído urbano e o ruído de lazer, é tão prejudicial quanto o ruído industrial; com variações do espectro de freqüências, no entanto, todos devem se proteger se não quiserem adquirir uma perda auditiva a longo prazo (entre 10 a 15 anos, conforme Dra. Ieda Russo para matéria do G1).



VAMOS CALAR ESTE RUÍDO!!!





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Autor: Fgo. Elio Longhi / CRFa 6496-ES
Blog Ouvir
Fonte: G1





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